“Slava Ukraini! – Apresentação Kalena 50 Anos!”

Publicado por Vilson José Kotviski em

Grupo Kalena comemorou seus 50 Anos, com o encerramento do Projeto Slava Ukraíni, em União da Vitória-PR

O sábado 24/08/19, foi a data escolhida para o encerramento das ações do projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, projeto que passou por dez municípios da região com ações voltadas à preservação das tradições ucranianas. O projeto desde fevereiro deste ano, passou por Paulo Frontin, Antonio Olinto, Paula Freitas, Cruz Machado, General Carneiro, Irati, Rio Azul, São Mateus do Sul e Mallet sendo finalizado neste último sábado em União da Vitória.

Em todas as dez edições, foram desenvolvidas atividades padronizadas, compostas de ações de formação: oficinas de pêssankas, bordados, culinária, danças, palestras,  e o evento de difusão cultural, onde além de apresentações folclóricas e musicais, o público tinha contato com as exposições de artesanato e culinária típica ucraniana.

E especialmente no dia 24 de agosto, o encerramento do projeto foi realizado em comemoração aos 50 anos de fundação do Folclore Ucraniano Kalena, evento realizado no Centro de Eventos São Basílio Mango que ficou lotado com mais de mil pessoas que prestigiaram a apresentação completa do grupo. Estiveram no palco, os grupos adulto, máster, juvenil, infantil e Musical Trembita, trazendo toda a energia do folclore ucraniano, celebrando também o Dia da Independência da Ucrânia e Dia da Comunidade Ucraniana no Brasil: “O evento surpreendeu a expectativa de todos! Fechamos o Slava Ukraini com chave de ouro”, afirmou o presidente da entidade Sr. Daniel Sliwinski.

Desde a abertura até o final do evento cultural, o público vibrou e se encantou com a beleza das danças, trajes e energia do folclore ucraniano, contando também com a culinária ucraniana e exposição do artesanato. Vale destacar também que as ações de formação, com oficinas e palestras aconteceram durante a semana que antecedeu o evento, completando a última edição do projeto. Imagens de todas as etapas estão no site:  www.slavaukraini.com.br.

O projeto “Slava Ukraíni” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e foi realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena.

Informações: assessoria de imprensa

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *