Projeto Cultural – “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”

Publicado por admin em


O Folclore Ucraniano Kalena, uma das grandes referências da cidade de União da Vitória-PR, realiza em 2019 o projeto cultural – “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”.

Contemplado no 2º Edital do PROFICE (principal ação de incentivo cultural da Secretaria de Cultura do Paraná), o projeto conta com apoio da COPEL, e vai realizar um ciclo de ações culturais em 10 municípios da região sul do Paraná, onde está concentrada grande parte das colônias ucranianas no estado.

A proposta visa a valorização da cultura ucraniana através da transmissão de saberes tradicionais e do fomento em eventos alusivos à identidade cultural da comunidade ucraniana. Para tanto serão realizadas oficinas de pêssankas, bordados e culinária tradicional, e evento cultural com atrações alusivas à cultura ucraniana, apresentações folclóricas e musicais, oficinas de danças, palestra e exposições de artesanato e culinária típica ucraniana: “De maneira geral teremos um padrão de ações, que são as oficinas, palestras, exposição e evento cultural em cada município, seguindo o cronograma definido ” – afirma o presidente do Kalena Sr. Daniel Sliwinski.

As cidades que receberão o projeto são: Paulo Frontim, Antonio Olinto, Paula Freitas, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Rio Azul, Irati, General Carneiro, Mallet e União da Vitória, com ações sendo realizadas nas suas respectivas comunidades ucranianas e também nos ginásios municipais de cada município.

Segue abaixo o calendário de ações do projeto:

23/fev 24/fev   Paulo Frontim
23/mar 24/mar   Antonio Olinto
13/abr 14/abr   Paula Freitas
01/mai quarta   Cruz Machado
18/mai 19/mai   São Mateus do Sul
08/jun 09/jun   Rio Azul
29/jun 30/jun   Irati
20/jul 21/jul   General Carneiro
03/ago 04/ago   Mallet
24/ago     União da Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *