Paulo Frontin recebe a primeira edição do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”

Publicado por admin em

Paulo Frontin recebe a primeira edição do projeto “Slava Ukraíni!”

A primeira das dez etapas do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória-PR, aconteceu no último fim de semana, dias 23 e 24/02/19,  nas dependências da Igreja Ucraniana cidade de Paulo Frontin-PR.

Foram dois dias de muitas atividades culturais que movimentaram a comunidade ucraniana e também todo o município. No sábado, dia 23/02, aconteceram três oficinas culturais, uma de pêssankas, ministrada por Vilson José Kotviski, uma de bordados ucranianos por Oksana Sliwinski e Efrozena Melnechenko e de culinária ucraniana por Cecília Nagurnhak Kotviski, todas com turmas completas mostrando o interesse da comunidade em receber as ações do projeto.

E no domingo, as atividades se iniciaram com a oficina de danças ucranianas, ministrada pelo Prof. Tadeu Ribeiro, seguindo com a palestra sobre a valorização da cultura ucraniana com Daniel Sliwinski, e abertura da exposição cultural com pêssankas, bordados, porcelanas decoradas e culinária típica ucraniana.

No período da tarde o Foclore Ucraniano Kalena realizou as suas apresentações contando com o grupo adulto, juvenil, infantil, máster e o Musical Trembita, lotando o Salão de eventos que prestigiou com grande entusiasmo as apresentações folclóricas e musicais.

Esteve presente o Dr. Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, que fez o uso da palavra, enaltecendo a importância desta ação cultural, Pe Sérgio Hrynievicz que também lembrou do cinquentenário do Kalena, e do Prefeito Antonio Gilberto Gruba, que além de agradecer ao Kalena, ainda fez uma participação especial tocando violino com o Musical Trembita.

O projeto “Slava Ukraíni –Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” conta com o apoio da COPEL, realização do Folclore Ucraniano Kalena, e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.  A próxima ação do projeto acontecerá em Antonio Olinto, nos dias 30 e 31/03/19.  

Assessoria de imprensa

Categorias: Paulo Frontin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *