Mallet: Resgate e Valorização da Cultura Ucraniana

Publicado por Vilson José Kotviski em

A nona edição do projeto “Slava Ukraini! – Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná ” movimentou a cidade de Mallet no sábado dia 10/08/19.

Realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena, o projeto tem o apoio da COPEL e incentivo do Profice – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná, e também contou com o apoio cultural da Comunidade Ucraniana de Mallet, Grupo Folclórico Spomen, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Mallet.

Durante todo o sábado (10/08/19), no pavilhão da Igreja Ucraniana, aconteceram as oficinas de pêssankas, danças ucranianas, bordados, culinária e palestra cultural, contando com todas as turmas lotadas: “os participantes demonstraram muito interesse e entusiasmo com as atividades” comenta Vilson José Kotviski, um dos coordenadores das oficinas. As oficinas também foram acompanhadas pelo Bispo Metropolita Dom Volodêmer Koubetch, que estava em Mallet-PR, em sua visita canônica.

À noite, no Ginásio Municipal de Esportes, aconteceu o evento cultural, com as exposições de artesanato e culinária típica ucraniana, e as apresentações de danças e músicas ucranianas, contando com a participação do Grupo Kalena (infantil, juvenil, adulto e máster), Grupo Spomen (infantil, juvenil, adulto e máster) e do Musical Trembita.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Mallet, Sr. Moacir Alfredo Szinvelski, Primeira Dama e Secretária de Cultura Maria Margarete Grden Szinvelski, Paróco Padre Irineu Vaselkoski, que ao final discursaram agradecendo e elogiando todas as ações do projeto.

A última edição do projeto “Slava Ukraini” acontecerá um União da Vitória, dia 24/08/19. Acompanhe a programação no site: www.slavaukraini.com.br

O projeto “Slava Ukraíni” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e é realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena.

Informações: assessoria de imprensa

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *