Kalena e o seu projeto “Slava Ukraini!”: quinta edição foi em General Carneiro-PR

Publicado por Vilson José Kotviski em

Final de semana ficou marcado pelas ações do projeto em General Carneiro.

A cultura ucraniana esteve em evidência no último fim de semana na cidade de General Carneiro, com a realização da quinta edição do projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, projeto aprovado no PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná, e que tem o apoio da COPEL e realização do Folclore Ucraniano Kalena.

Já na quinta-feira – dia 30/05/19, a primeira ação executada foi a oficina de danças ucranianas, ministrada pelo Prof. Tadeu Ribeiro nas dependências do Salão Paroquial Ucraniano São Miguel Arcanjo. E no sábado dia 01/06/09, no mesmo espaço foram ministradas as oficinas de pêssankas com Vilson José Kotviski, oficina de bordados com Oksana Sliwinski e Efrozena Melnechenko e oficina de culinária com Cecilia Nagurnhak Kotviski, concluindo as ações com a palestra cutural com Daniel Sliwinski.

A partir das 18h, foi aberta a exposição cultural com a culinária típica ucraniana, servindo pratos como o perohê, holubtsi, bórch, kutiá, shashlyk, entre outros, e também a exposição de artesanato com pêssankas, bordados e porcelanas.

E seguindo a programação foram apresentadas as danças folclóricas ucranianas com todo o elenco com Kalena, e as canções ucranianas com o Musical Trembita, que abrilhantaram a noite, arrancando muitos aplausos da plateia que prestigiou o evento.

Ao final subiram ao palco o Prefeito de General Carneiro Luiz Otavio Saraiva (Gaúcho), que muito elogiou o espetáculo e estrutura trazida para a cidade, agradecendo ao Kalena por ter trazido o evento para a cidade. Também o Presidente da Igreja Ucraniana Sr. Josemar Grontowski, agradeceu pelas ações realizadas na comunidade sendo este um alento para o fortalecimento da cultura ucraniana.

O Folclore Ucraniano Kalena, está celebrando o cinquentenário de sua fundação com este grande projeto de fomento à cultura ucraniana na região sul do Paraná. A próxima edição do “Slava Ukraini!” acontece em Irati, dias 29 e 30/06/19.

O projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, conta com o apoio da COPEL, realização do Folclore Ucraniano Kalena e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

Assessoria de Imprensa

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *