Folclore Ucraniano Kalena: Projeto “Slava Ukraini!”, Quarta edição em Cruz Machado!

Publicado por Vilson José Kotviski em

Aconteceu no último fim de semana (18/05/19) a quarta edição do projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, na cidade de Cruz Machado-PR.

Realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena, o projeto conta com o apoio da COPEL e incentivo do Profice – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná, e também contou com o apoio cultural da Comunidade Ucraniana e Prefeitura de Cruz Machado.

A oficina de danças aconteceu no Barracão das Artes, espaço administrado pela Secretaria de Cultura de Cruz Machado, e as oficinas de pêssankas, bordados e de culinária, bem como a palestra cultural aconteceram no Salão da Igreja Ucraniana em Cruz Machado, todas contando com ótimo número de participantes.

O evento cultural, com as exposições de pêssankas, porcelanas e bordados e culinária típica, além das  apresentações culturais, contando com todo o elenco do Folclore Ucraniano Kalena (grupos adulto, infantil, juvenil e máster) e Musical Trembita aconteceram no Ginásio de Esportes Luís Otto, reunindo um grande público que pode entrar em contato com diversas manifestações da cultura ucraniana.

O Padre Luiz Pedro Polomanei, representando a comunidade ucraniana local agradeceu ao Kalena pelo grande espetáculo proporcionado, enaltecendo a importância de ações que valorizam a cultura ucraniana.

Nesta edição, a programação do evento cultural foi ajustada visando melhorar a adesão do público: “Nas edições anteriores, percebemos que as pessoas não estavam muito dispostas a prestigiar um evento cultural na tarde de domingo, então em consulta com o pessoal da prefeitura e principalmente da comunidade ucraniana, ajustamos a execução para o fim da tarde do sábado, sendo esse um horário mais adequado para a formação de público, que é fundamental para o sucesso do projeto. Conseguimos cumprir todo o nosso cronograma e ficou muito melhor para as pessoas aproveitarem o evento no sábado!” –  afirma o presidente do Kalena Sr. Daniel Sliwinski.

A próxima edição do projeto “Slava Ukraini” acontece na cidade de General Carneiro. Acompanhe a programação no site: www.slavaukraini.com.br

O projeto “Slava Ukraíni” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e é realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena.

Informações: assessoria de imprensa

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *