Antônio Olinto recebe a segunda etapa do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”

Publicado por admin em

Antônio Olinto recebe a segunda etapa do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”

O município de Antonio Olinto é o próximo a receber as receber as ações do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”. Dez cidades da região sul estão contempladas no projeto.

Depois da execução da primeira etapa em Paulo Frontin-PR, o Folclore Ucraniano Kalena prepara a próxima edição do “Slava Ukraíni!” em Antonio Olinto-PR, evento que acontece nos dias 30 e 31/03/19.

No sábado, dia 30/03 acontecem as oficinas culturais no Salão Paroquial da Igreja Ucraniana. Serão três oficinas, uma voltada à arte das pêssankas, uma dos bordados ucranianos e outra de culinária ucraniana.

Já no domingo, as atividades serão no Ginásio Municipal, centro da cidade, iniciando as 10h com a abertura da exposição cultural de artesanato e de culinária: “Durante todo o dia as pessoas poderão ter contato com a cultura ucraniana, conhecendo o artesanato, provando pratos típicos, como se estivessem passeando pela Ucrânia” comenta o coordenador do evento Marcelo Marcos Tymus.

E na parte da tarde, diversas apresentações folclóricas acontecem no palco central, com o grupo adulto, master, juvenil e infantil do Folclore Ucraniano Kalena, Musical Trembita, e também o Grupo Folclórico Ucraniano Jettiá, de Antonio Olinto – convidado especial.

Folclore Ucraniano Kalena
A realização do evento é do Folclore Ucraniano Kalena, entidade cultural de União da Vitória-PR, que este ano completa 50 anos de atividades.

Ao todos participam da entidade mais de cento e vinte pessoas, que participam das atividades de preservação da cultura ucraniana através da dança, música, artesanato e culinária, sendo uma das grandes referências culturais da região sul do Paraná.


O Projeto

Promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena o projeto visa promover ações de valorização da cultura ucraniana através da transmissão de saberes tradicionais e do fomento em eventos alusivos à identidade cultural da comunidade ucraniana.

As ações serão padronizadas sempre em dois dias de atividades em cada cidade, sendo o primeiro voltado às oficinas de pêssankas, bordados e culinária ucraniana, e o segundo dia com um evento cultural, com programação de atrações folclóricas e musicais, exposições de artesanato e culinária típica, além de oficina de danças ucranianas e palestra cultural, sendo todas as atividades gratuitas.

As cidades que receberão o projeto são: Paulo Frontin (já executado), Antonio Olinto, Paula Freitas, Cruz Machado, General Carneiro, Rio Azul, Irati, São Mateus do Sul, Mallet e União da Vitória, sendo que as ações serão realizadas nos espaços das respectivas comunidades ucranianas, Ginásios Municipais e ou outros espaços para eventos, de acordo com a realidade de cada município, sempre abertos ao público em geral.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e contando ainda com o apoio cultural de todos os municípios e comunidades ucranianas que receberão as ações.

Depois de Antonio Olinto, a próxima edição acontecerá em Paula Freitas-PR, dias 13 e 14/04/09.

Maiores informações sobre o projeto em www.slavaukraini.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *