Realizada a segunda etapa do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” – em Antônio Olinto

Publicado por Vilson José Kotviski em


Antônio Olinto recebe a segunda etapa do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”

 

O município de Antonio Olinto recebeu no último fim de semana as ações do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”. Dez cidades da região sul estão contempladas no projeto.

A segunda edição do “Slava Ukraíni!” aconteceu dias 30 e 31/03/19 em Antonio Olinto-PR, movimentando a cidade com diversas ações alusivas à cultura ucraniana.

No sábado, dia 30/03 aconteram as oficinas culturais no Salão Paroquial da Igreja Ucraniana – Santuário de Nossa Senhora dos Corais. Foram três oficinas, uma voltada à arte das pêssankas com a coordenação de Vilson José Kotviski, uma dos bordados ucranianos, coordenada por Efrozena Melnechenko e Oksana Sliwinski e outra de culinária ucraniana, sob coordenação de Cecília Kotviski, todas oficinas com grande procura, necessitando inclusive abrir algumas vagas extras.

No domingo, as atividades se iniciaram de manhã na Quadra Municipal, centro da cidade, com a abertura da exposição cultural de artesanato e de culinária, e no palco principal a oficina com Tadeu Ribeiro cuja grande participação foi do Grupo Folclórico Jettiá de Antonio Olinto, e na sequencia a palestra cultural com Daniel Sliwinski fecharam as atividades da manhã.

Na parte da tarde, as atrações folclóricas e musicais preencheram o palco, trazendo a vibração das danças e coloridos dos trajes, com o Folclore Ucraniano Kalena, Musical Trembita e a participação especial do Grupo Foclórico Ucraniano Jettiá, da cidade de Antonio Olinto, convidado para integrar o evento.

E durante todo o tempo as pessoas tiveram contato com o artesanato ucraniano, com as exposições de Celine Paulek com os bordados, Claudia Snheszak com as porcelanas, e Angela Zapotczny e Dirce Barbuza com as pêssankas, além da exposição e degustação de pratos da culinária ucraniana com a equipe do Folclore Ucraniano Kalena.

Vale destacar a presença do Prefeito de Antonio Olinto, Sr. Fabio Staniszewski Machiavelli, que no uso da palavra destacou a importância das ações no município, que possui uma grande influência da cultura ucraniana, e agradeceu ao Kalena por terem trazido o projeto para Antônio Olinto.

O projeto “Slava Ukraíni” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e é realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena. A próxima edição acontece dias 13 e 14/04 em Paula Freitas-PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *